A psicóloga Solange Cristina Couto, coordenadora do Ambulatório Municipal de Doenças Infectocontagiosas, ministrou, hoje (13), palestra sobre DST/AIDS aos servidores da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste. A apresentação faz parte da 1ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), iniciada no último dia 11 e que se estende até o dia 15, numa iniciativa da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
Durante a palestra, a psicóloga abordou sobre os vários tipos de doenças sexualmente transmissíveis, sinais, sintomas, prevenção e tratamento. Entre as doenças citadas estão cancro (mole e duro), donovanose, linfogranuloma venéreo, sífilis, herpes, condiloma (HPV), clamídia, gonorréia, hepatites e HIV/AIDS. Segundo ela, as doenças são causadas por bactérias ou vírus. “O importante é a prevenção”, aconselha.
Ela informou que como as hepatites virais e o HIV são doenças silenciosas, as pessoas devem consultar regularmente o médico e fazer o teste para saber o diagnóstico o quanto antes. A profissional reafirmou a importância do pré-natal durante a gravidez. “Toda mulher grávida precisa fazer o pré-natal e os exames para detectar as hepatites, a AIDS e a sífilis”, recomendou Solange Couto, lembrando que os exames devem ser feito no primeiro e no terceiro trimestre da gravidez. Ela também falou que o pré-natal no homem é igualmente importante. “O homem tem que se testar, o parceiro pode estar infectado, o que contribui para aumentar as estatísticas de crianças nascidas com sífilis e HIV”.
Sobre HIV/AIDS, a psicóloga afirmou que o HIV é o vírus que causa a AIDS e que, em média, uma pessoa que tem o HIV pode ficar entre 6 e 8 anos sem desenvolver a doença. “Pode ter o HIV, mas não tem AIDS”, explica. No Brasil, são 630 mil casos de AIDS e estima-se que 400 mil não sabem que têm o HIV. Em média, uma pessoa que tem o vírus e não sabe pode infectar mais cinco. Em 2010, foram registradas 11.985 mortes provocadas pela doença e desde 1980, quando se iniciou a epidemia, 241,5 mil pessoas morreram de AIDS no país. A doença só é transmitida de três maneiras: relação sexual, sangue e leite materno.
“Todos são vulneráveis às DST/AIDS e o preservativo é ainda a melhor arma contra as doenças”, explicou a psicóloga. Quem quiser fazer o teste de HIV deve procurar o Ambulatório de DST/AIDS, que funciona no Centro de Saúde, na avenida Sabato Ronsini, das 7h às 16h. Nos próximos dias, o órgão deverá iniciar testes para hepatites e sífilis.
Nesta quinta-feira (14), o integrante da Pastoral da Sobriedade da Comunidade Corpus Christi, Glauco César de Paula, irá falar aos servidores da Câmara a respeito de alcoolismo. Na sexta-feira (15), o Legislativo sedia palestra a respeito de primeiros socorros, que será proferida por um membro do Corpo de Bombeiros.
A SIPAT é uma semana voltada à prevenção de acidentes de trabalho de doenças ocupacionais, cuja realização anual é obrigatória. De acordo com Bruno Argente, presidente da CIPA, a realização desse evento não se trata de um mero cumprimento da legislação, mas reflete a preocupação da Câmara barbarense com a valorização dos servidores e com a promoção de saúde e bem-estar.
Publicado em: 13 de junho de 2012
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.5