(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

EXECUTIVO PROTOCOLA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA


     O prefeito Mário Heins (PDT) protocolou ontem (30) na Câmara, o Projeto de Lei nº 117/2010, que dispõe sobre a implantação da bilhetagem eletrônica em Santa Bárbara d’Oeste.

     De acordo com a proposta, fica autoriza a implantação e operacionalização do sistema de bilhetagem eletrônica de tarifas no serviço de transporte coletivo urbano de passageiros através do uso de cartões eletrônicos.

     As modalidades de bilhetes eletrônicos, de acordo com o projeto, serão definidas pelo Executivo por meio de decreto. Com o sistema de bilhetagem, o município objetiva aumentar a segurança no sistema de transporte, mediante a retirada de numerário e passes atualmente utilizados a bordo do veículo, maior conforto e agilidade no embarque de passageiros reduzindo o tempo de viagem, oferecer ao usuário segurança da restituição dos valores de seus créditos em caso de perda, extravio ou roubo do cartão eletrônico, controle da demanda de passageiros transportados, cadastro de usuário do vale transporte e melhorar os desempenhos estruturais, operacionais e econômicos do serviço público de transporte.

     A comercialização dos cartões eletrônicos aos usuários será realizada pela Coordenadoria de Serviço Público de Transporte Coletivo urbano e Sistema Viário, que ficará responsável também pelo cadastro e operação do sistema de cobrança eletrônica de tarifas.

     A empresa concessionária do serviço deverá equipar os veículos de sua frota com equipamentos eletrônicos que possuam software e demais aplicativos compatíveis para a leitura do bilhete eletrônico municipal. De acordo com a propositura, o cartão eletrônico é de uso pessoal e não terá prazo de validade. A expedição do primeiro cartão será gratuita, havendo cobrança a partir do segundo cartão no valor equivalente a 10 tarifas vigentes.

     Em sua justificativa, o prefeito informa que o projeto de lei viabiliza ao usuário uma nova forma de pagamento de entrada nos veículos da frota, através de um cartão eletrônico. “Além da comodidade do usuário, o cartão eletrônico trará maior segurança para a população barbarense, pois o fluxo de dinheiro no caixa dentro do veículo diminuirá consideravelmente, acarretando a diminuição dos roubos dentro dos mesmos”, considera Heins, que solicitou ao presidente da Câmara, Anízio Tavares da Silva (DEM), a análise da propositura pelos vereadores em regime de urgência.

 

 

 

 


 


Publicado em: 01 de dezembro de 2010

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!