(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

CÂMARA ASSINA CONVÊNIO COM FUNDAÇÃO ROMI PARA DIGITALIZAÇÃO DE ATAS


     A Câmara de Santa Bárbara d’Oeste oficializou hoje (18) o convênio com a Fundação Romi para digitalização de atas manuscritas e datilografadas relativas aos períodos de 1879 a 2000. Participaram do ato, o presidente do Legislativo, Anízio Tavares da Silva (DEM), o diretor superintendente da Fundação Romi, Liu Fat Kam, o secretário executivo Vainer João Penatti e os historiadores Antonio Carlos Angolini e Sandra Edilene de Souza Barboza.

     A parceria, sem custo algum para a Câmara, de acordo com o Termo de Convênio 001/2010, vigorará por 12 meses, podendo ser prorrogada por períodos sucessivos de seis meses. Conforme prevê o Plano de Trabalho, o Cedoc (Centro de Documentação) receberá dois livros de atas todas as segundas, quartas e sextas-feiras, no período da manhã, a partir da próxima semana. Para cada livro de ata, a Câmara deverá disponibilizar DVDs para gravação do conteúdo digitalizado.

     Ao todo, são 65 livros de atas, contendo aproximadamente 20 mil páginas. O trabalho será feito no Scanner Zeustchel, com capacidade de digitalizar três páginas por minuto, comprado da Alemanha.

     Compete à Fundação Romi, digitalizar as atas, orientar o Legislativo na aquisição do material necessário à melhor conservação de suas atas históricas em seu espaço físico, orientar na implantação das atas digitalizadas no site da Câmara, permitindo o acesso público e orientar na organização de um espaço adequado no setor de Biblioteca e Memória Legislativa para guarda, conservação e preservação desses documentos.

     À Câmara compete encaminhar à Fundação Romi as atas para o processo de digitalização, proporcionar ao público em geral o acesso a tais atas por meio do site, autorizar o acesso aos documentos a pesquisadores, historiadores e outros profissionais, no setor de Biblioteca e Memória Legislativa, prover os meios e materiais necessários à digitalização, conservação e preservação das atas e ceder gratuitamente à conveniada cópia de todas as atas digitalizadas para seu uso institucional.

     O objetivo é preservar esses documentos e a disponibilizar o material considerado de relevância pública no Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi e nos sites da Fundação Romi e da Câmara Municipal. Dessa forma, nesses locais, as informações contidas nas atas estarão acessíveis a qualquer interessado em um banco de dados que permitirá realizar pesquisas por assunto, nome e data.

     Para o superintendente da Fundação Romi, a comunidade só tem a ganhar com a parceria. “Com o processo de digitalização, toda a história da cidade guardada nas atas vai ser possível ser acessada e conhecida pela comunidade barbarense e a Fundação sente-se honrada em participar desse momento para que a história da cidade não se perca”, destacou Liu Fat Kam.

     O historiador Angolini ressalta que os livros atas da Câmara possuem muito da história contemporânea e fatos do passado e a digitalização é o primeiro passo para garantir que as imagens estarão salvas de qualquer acidente. “Esse é um momento histórico em que todos saem ganhando e a cidade também está ganhando. Estamos dando um passo à frente na preservação da história e memória da cidade, algo que muitos outros municípios, alguns com mais recursos que o nosso, ainda não dispõem desse trabalho”, comentou o historiador.

     Para o presidente da Câmara, o convênio é muito importante para o Legislativo e para a cidade, além de representar custo zero para os cofres públicos. “Esses documentos antigos, alguns se desfazendo, vão ficar conservados passando a compor a história do município e queremos que esses documentos históricos sejam preservados de forma adequada, o que até agora a Câmara nunca teve”, disse Anízio Tavares, enfatizando que esse convênio é um dos melhores projetos da Câmara sob sua administração. Paralelamente ao trabalho de digitalização das atas, o Legislativo já está providenciando a aquisição de mobiliário e arquivo deslizante para equipar o setor de Biblioteca e Memória Legislativa. Uma biblioteconomista será contratada por meio do concurso público em andamento e Anízio espera colocar esse setor em funcionamento até dezembro.


 


 


Publicado em: 18 de agosto de 2010

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!