(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

ANÍZIO PROMOVE NOVA REUNIÃO COM BORRACHEIROS E DEFINE CONTINUIDADE DA COLETA QUINZENAL


      O vereador Anízio Tavares da Silva (DEM) promoveu, hoje (18), mais uma reunião entre borracheiros, representantes da Administração Municipal e da Reciclanip, entidade sem fins lucrativos criada pelos fabricantes de pneus que tem como foco a coleta e destinação de pneus inservíveis. O objetivo do encontro foi definir o recolhimento desse material no município, uma vez que o armazenamento de pneus usados em aterros municipais é proibido por resolução do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).

      Além do parlamentar e de donos de borracharias, estiveram presentes ao encontro os secretários municipais de Governo, Gilmar Margato, e de Obras, Celso Cresta, e o coordenador de desenvolvimento da Reciclanip, Alessandro Otsuji. Por meio de convênio entre a Prefeitura e a entidade, ficou definido que será mantido o recolhimento de pneus a cada 15 dias no município, sempre às quartas-feiras, das 8 às 12 horas, no Ecoponto localizado na avenida Charles Keese Dodson, no Planalto do Sol II.

      “O caminhão da Reciclanip tem capacidade para a coleta de 2 mil pneus de passeio a cada quinzena, um total de 4 mil por mês, quantidade superior à média depositada no aterro municipal antes da proibição. Acredito que essa medida será suficiente para resolver o problema”, afirmou Margato. Para o vereador Anízio, a continuidade da coleta de pneus já é um avanço para os borracheiros, mas ele ainda acredita na necessidade de criação de um local, pelo Executivo, para a armazenagem dos pneus inservíveis. “A destinação seria importante, pois no caso de uma eventualidade, se o caminhão ficar cheio, o borracheiro não seria obrigado a retornar com os pneus para seu estabelecimento”, explicou.

      Para Otsuji, da Reciclanip, o atendimento será feito apenas aos borracheiros, que representam uma etapa da cadeia produtiva, mas o recolhimento ainda não foi estendido às revendas e reformadores, o que pode gerar uma demanda superior à capacidade de coleta. “A princípio foi uma decisão tomada com a Prefeitura, para resolver esse problema pontual. Por enquanto vamos analisar essa operação, para observar se realmente haverá a necessidade de criação de um ponto específico para o armazenamento desse material”, concluiu. Apenas poderão efetuar a destinação de seus pneus inservíveis no Ecoponto os borracheiros cadastrados na Prefeitura.
 


Publicado em: 18 de abril de 2011

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!