Notícias

Notícias da Câmara

PROJETO CÂMARA DO FUTURO TEM INÍCIO COM REUNIÃO DA ESCOLA ESTADUAL “HELOISA LACAVA”

      Cerca de 90 alunos da Escola Estadual Heloisa Therezinha Murbach Lacava, localizada no Jardim Europa, participam, nesta quinta-feira (29), da primeira reunião simulada do Projeto Câmara do Futuro 2013. No total, serão promovidas 34 sessões com a participação de mais de 2,5 mil alunos de 5º, 8º e 9º ano de escolas municipais, estaduais e particulares.

      Para a sessão promovida nesta quinta-feira estão incluídos na pauta de votação um projeto de lei, uma moção, seis requerimentos e 14 indicações. O projeto, de autoria da estudante Karoline da Silva Cardoso, dispõe sobre as normas de coleta e armazenamento de materiais recicláveis no âmbito do Município. Já a moção de apelo, apresentada pela aluna Kelly Caroline Daniel da Silva, pede ao prefeito e ao governador do Estado mais atenção aos alunos com dificuldade de locomoção, adequando as unidades de ensino aos portadores de deficiência, para que tenham livre acesso nesses espaços públicos.

      Entre os assuntos incluídos na Ordem do Dia da sessão simulada destacam-se requerimentos de informações a respeito da distribuição de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde do Município e, também, referente à merenda escolar distribuídas nas escolas públicas estaduais. Outros requerimentos de informações questionam a Prefeitura a respeito do transporte público e das vagas em creches no município. Já nas indicações, os alunos sugerem medidas como a pintura de faixas de pedestres em frente às Unidades Básicas de Saúde e aos hospitais, a ampliação do número de viaturas da Guarda Municipal, a operação tapa-buracos em toda cidade, assim como melhorias em parques e praças do Jardim Europa.

     De acordo com a chefe de Cerimonial da Câmara barbarense, Luciana Curtes, o programa Câmara do Futuro, desenvolvido há 10 anos no Município, tem por objetivo aproximar a comunidade do cotidiano do Poder Legislativo, mostrando às novas gerações como é a atividade parlamentar. “Durante as reuniões simuladas, os estudantes agem como se fossem vereadores por um dia. Por meio da participação nesse projeto, as escolas podem ajudar a despertar o senso crítico dos alunos em relação às ações da Câmara Municipal e dar mais transparência aos atos praticados pelo Legislativo no exercício de suas atividades institucionais”, disse.

      Ela ressalta, também, que as propostas apresentadas pelos estudantes podem ser aproveitadas pelos vereadores e pelo Poder Executivo. “Os alunos e professores acompanham de perto os problemas enfrentados pelos bairros onde as escolas estão instaladas. Muitas das proposituras apresentadas durante as sessões simuladas servem de alerta para as autoridades, a respeito de assuntos que merecem mais atenção do Poder Público”, concluiu.
 





Publicado em: 28/08/2013 00:00:00

Publicado por: Câmara Municipal