O presidente da Câmara Municipal, Anízio Tavares da Silva (DEM), recebeu hoje (25), em seu gabinete, 20 guardas municipais, que criticaram a falta de critérios para nomeação de agentes de trânsito no município. Os guardas cobram isonomia da Prefeitura, ao afirmar que muitos servidores são nomeados para o cargo de agente de trânsito devido a apadrinhamento político, em vez de critérios técnicos objetivos. Para os servidores que estiveram presentes na sede do Legislativo, a gratificação deveria ser estendida aos demais, que também atuam nas ruas e auxiliam os agentes de trânsito em casos de ocorrência.
Ainda durante a reunião, os membros da guarda reclamaram que, devido à falta de critérios para a nomeação desses servidores, alguns agentes de trânsito, apesar da gratificação, não realizam trabalhos externos, sendo responsáveis apenas por serviços burocráticos, enquanto guardas municipais auxiliam o monitoramento do trânsito. Também foi criticado o fato de muitos agentes não possuírem cursos específicos para atuar nessa função, enquanto servidores mais preparados não conseguiram essa nomeação.
O presidente Anízio se comprometeu a realizar uma reunião com o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Paulo Jodas, e com o secretário de Negócios Jurídicos, Mauro Rontani, para avaliar a possibilidade de nomear novos agentes. “Vou verificar a possibilidade de a Prefeitura nomear os cerca de 50 guardas que não recebem essa gratificação. Acho justa a solicitação desses servidores, uma vez que todos realizam o mesmo trabalho. Além disso, o impacto na folha de pagamento não deve ser tão alto, pois o salário base da guarda municipal é muito baixo”, afirmou.
Publicado em: 25/10/2010 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal