O vereador Marcelo Cury protocolou o Projeto de Lei nº 11/2026, que institui no Calendário Oficial de Santa Bárbara d’Oeste a Campanha “Junho Violeta”, dedicada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. As ações da campanha poderão ser desenvolvidas, de acordo com a proposta, nas unidades públicas municipais, com a realização de palestras, debates, publicações, atividades educativas e divulgação nos meios de comunicação oficiais, além da possibilidade de parcerias com a iniciativa privada para ampliar o alcance da campanha.
Mobilizar, sensibilizar e conscientizar a população sobre as diversas formas de violência praticadas contra idosos, como agressões físicas, abusos psicológicos, violência patrimonial e financeira, abandono e restrição de liberdade, estão entre os objetivos da iniciativa, a ser realizada anualmente, durante o mês de junho, utilizando como símbolo um laço de cor violeta, mundialmente reconhecido na luta pelos direitos da pessoa idosa.
Na Exposição de Motivos, Cury destaca dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontando que cerca de 15,7% da população idosa no mundo sofre algum tipo de violência, o que equivale a uma em cada seis pessoas com 60 anos ou mais. O vereador também reforça que muitos casos ocorrem dentro do ambiente familiar, praticados por pessoas próximas, o que torna o problema ainda mais grave e silencioso.
“O ‘Junho Violeta’ é um chamado à responsabilidade coletiva. Precisamos combater qualquer forma de violência contra os idosos e incentivar a denúncia. Envelhecer é uma vitória e garantir dignidade nesse processo é um dever de toda a sociedade”, destaca o parlamentar. O projeto ainda reforça a importância da utilização dos canais oficiais de denúncia, como o Disque 100, Ligue 180, telefone 190, o aplicativo Proteja Brasil e o WhatsApp (61) 99656-5008. A proposta entra em vigor na data de sua publicação, após aprovação legislativa.
Publicado em: 30/01/2026 10:55:55
Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565