Notícias

Notícias da Câmara

Festa da Linguiça e Produtos Derivados da Cana-de-Açúcar e roteiro turístico, cultural e gastronômico “Rota da Cana” são temas de projetos de lei

Visualize fotos

O vereador Juca Bortolucci apresentou dois projetos de lei na secretaria da Câmara Municipal relacionados à valorização das raízes culturais de Santa Bárbara d’Oeste. O primeiro, o Projeto de Lei nº 192/2025, institui no calendário oficial do município o evento denominado “Festa da Linguiça e Produtos Derivados da Cana-de-Açúcar”, a realizar-se anualmente durante o mês de agosto no tradicional bairro Santo Antônio do Sapezeiro. O segundo, o Projeto de Lei nº 193/2025 institui, no âmbito do Município, o roteiro turístico, cultural e gastronômico "Rota da Cana".

 

Segundo o autor, o PL 192/2025 visa a valorizar e preservar as tradições rurais e gastronômicas barbarenses, reconhecendo a importância histórica, cultural e econômica da produção artesanal de linguiças e dos produtos derivados da cana-de-açúcar, atividades profundamente ligadas à formação e à identidade da zona rural da cidade. “O evento contribuirá de forma significativa para o fomento do turismo rural, promovendo a integração entre o campo e a cidade, além de estimular a economia local por meio da geração de renda, da valorização dos pequenos produtores, comerciantes, artesãos e agricultores familiares”, defende Juca, destacando que, além do aspecto econômico, a Festa possui relevante caráter cultural e social, ao incentivar a manutenção de saberes tradicionais, a gastronomia típica, manifestações culturais, musicais e artísticas.

 

Já o PL 193/2025, que trata da "Rota da Cana", tem por objetivo principal fomentar o turismo e valorizar a tradição produtiva, histórica e cultural ligada à cana-de-açúcar, posicionando Santa Bárbara d’Oeste como um destino de referência no segmento. De acordo com a proposição, a Rota contemplará o mapeamento, o fomento e a promoção de propriedades rurais, agroindústrias, cooperativas e demais empreendimentos ligados à cadeia produtiva da cana de-açúcar e seus derivados, como caldo de cana, açúcar mascavo, rapadura, melado, cachaça artesanal, álcool e outros; a valorização e o apoio à "Festa da Linguiça e Produtos Derivados da Cana de açúcar", como evento central do roteiro; e o incentivo à preservação do patrimônio histórico-cultural, material e imaterial, associado ao ciclo da cana-de-açúcar e a personagens históricos.

 

A iniciativa une história, cultura, gastronomia e desenvolvimento econômico, criando novas oportunidades para produtores, empreendedores, artistas e toda a comunidade local.  “Santa Bárbara d’Oeste tem suas origens profundamente ligadas à cana-de-açúcar, produto que impulsionou o desenvolvimento econômico, social e cultural desde os primeiros engenhos, fundados por Margarida da Graça Martins, pioneira na formação da cidade, ou seja, a cana é símbolo da identidade barbarense, da força do trabalho rural e da criatividade do nosso povo”, declara o autor. “A criação do roteiro turístico, cultural e gastronômico ‘Rota da Cana’ pretende valorizar essa tradição produtiva, resgatar a memória do ciclo da cana-de-açúcar e estimular o turismo sustentável”, conclui.  





Publicado em: 17/12/2025 10:20:26

Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565